
Mario Rivas, executivo da AMD, confirmou ontem durante conferência para investidores e sócios da empresa, a existência dos processadores Shanghai e Montreal, ambos derivados da série K10.
A linha Shanghai será o próximo quad core da companhia, sendo o sucessor do Barcelona. A AMD fala em K10.5, pois os processadores trazem uma série de melhorias e inovações em relação a atual arquitetura. O novo chip terá 512KB de L2 por core (2MB no total), além de outros 6MB de cache L3 compartilhado. Os K10 Barcelona/Agena possuem apenas apenas 2MB.
As novas CPUs, com litografia em 45nm, utilizarão memórias RDDR2, 3x Hypertransport 1 e melhorias no IPC, além de suporte ao AMD-V. De acordo com a previsão da companhia, o Shanghai será lançado no segundo semestre de 2008.
O Montreal será a geração seguinte, vindo com 4 e 8 núcleos, cada um com 1MB de cache L2 e L3 variando entre 6 a 12MB. Outras novidades são o suporte as DDR3, 4X Hypertransport 3 e AMD-V. Até onde se sabe, os processadores com octo núcleares serão baseados em 2 CPUs de 4 núcleos postos em conjunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário